Chris Weitz e o que ele pode trazer para a franquia de Crepúsculo

65

Chris Weitz não foi uma escolha óbvia para assumir a direção da continuação de Crepúsculo, Lua Nova. Mas há algumas questões que podemos ressaltar, e que no final pode afetar os resultados de bilheterias e a aclamação crítica da adaptação do segundo livro da Saga.

O que a Summit disse ao anunciar a direção de Weitz na continuação da Saga:
“Weitz, um premiado escritor acadêmico, diretor e produtor, têm um histórico de trabalho comprovado com um amplo material voltado à juventude, repleto de personagens de fantasia e de ação. Como tal, ele tem potencial para trazer à vida “Lua Nova” em todas suas dimensões e profundidade, as quais serão exigidas pelos fãs.”

Em uma entrevista recente, observou-se que “Chris Weitz, que também escreve e produz, por vezes junto a seu irmão Paul, havia feito em 2007 a adaptação para os cinemas de ´A Bússola de Ouro´ e sentiu conexão com o material”. Além disso, existe um segmento específico de público freqüentador de cinemas que a Summit quer impressionar – o público masculino que se apresentou hostil na recepção a Crepúsculo.

Neste artigo, iremos tentar encontrar algumas respostas para três questões específicas: Ele pode fazer a diferença e dar aos fãs o que eles realmente querem? Ele pode compelir esse grupo hostil a assistir Lua Nova? Pode Weitz igualar o nível entre Taylor Lautner e Robert Pattinson?

Duas questões básicas de Crepúsculo: Por que ele concordou em ser diretor de Lua Nova e colaborar com Meyer.
Por que dirigir o filme: A tonalidade do filme, que tem muito a ver com saudade, dor, depressão, reunião, êxtase; foram essas emoções que me atingiram ao ler o livro. Eu realmente amei o elenco, Kristen e Rob são extremamente talentosos. E eu queria tê-los sob minha direção. Havia um monte de coisas nesse filme que eu sabia fazer: uma combinação de contar história baseada em personagens, mas também o manejo dos efeitos especiais e o contraste de tudo com os novos atores.

Colaboração com Stephenie Meyer: Fundamentalmente, ela me aprovou como diretor, e ela não precisava.Tivemos algumas discussões que foram muito importantes – eu não queria adaptar o livro de maneira que a não satisfizesse ou que fosse o oposto do que ela havia concebido e quisesse passar com ele. Pensando nos últimos filmes que eu fiz como adaptações literárias, eu tratei ´Lua Nova´ como um presente.

TMF: Pode Weitz fazer a diferença e dar aos fãs o que eles realmente querem? Eu acho que posso responder essa questão, relacionando minha experiência ao assistir o primeiro filme.

O problema de Catherine Hardwicke é que ela realmente não conseguiu satisfazer as expectativas dos fãs, porque:
1. Ela aparentemente tem uma visão diferente de Crepúsculo, uma visão que não é bastante harmoniosa entre a história e os personagens. O mais importante, ela não leu corretamente o que Meyer quer que seu público sinta e experimente ao assistir o filme.

2. Ela fez algumas cenas parecerem comédia, quando na verdade, deveriam ter sido graves. Blake Griffin, um dos críticos do TMF de cinema fala o seguinte sobre a adaptação de Hardwicke:

“Eu ri em voz alta várias vezes durante o filme. O cinema estava lotado e recebi muitos olhares assustadores de meninas que seguem e amam a história. A diretora Catherine Hardwicke provou ser irregular, assim como em seus filmes anteriores, incluindo ´Lords of Dogtown´ e ´Thirteen´. Tal como acontece com ambos os filmes, existem alguns momentos interessantes, e um monte de momentos desinteressantes, e alguns auto indulgentes. Com Crepúsculo, ela se destacou mais com o segundo. Ela é perfeita para filmes melosos. A menos que você seja fã de romances (deixe-me ser claro, em nenhum momento estou falando dos livros, pois não os li), você fica muito decepcionado com uma história maçante que faz você chorar de tédio e tremer com desdém antes de assistir o filme todo. Precisamente, esse é meu ponto de vista.”

Agora, leia o que Weitz tem a dizer sobre a direção de Lua Nova. Em resposta a uma pergunta sobre sua abordagem em dirigir um filme que todo mundo já sabe o final, ele me disse: “Eu me considero tanto fã quanto qualquer outro, e da maneira que vejo o livro em minha cabeça é a mesma que muitas pessoas, só que por acaso tenho dezenas de milhões de dólares à minha disposição para realizar essa visão. Espero que seja uma visão forte o suficiente para que todos assistam, gostem e se entretenham com o filme, mesmo sabendo como tudo vai ficar no fim”.

Uma fã respondeu com essa observação: “Chris está absolutamente certo. Não importa que nós saibamos o início e o fim, nós amamos tanto os livros que agora os queremos em filmes. Você sabe como é quando você lê o livro e gosta, então você vai ao cinema ver o filme e sai mais ou menos assim…Oh meu Deus! Não deveria ter assistido, porque o livro é muito melhor. Bom, por enquanto não posso dizer que me decepcionei com os filmes da Saga Crepúsculo.”

Naturalmente, teremos uma resposta melhor após 20 de novembro.

As perspectivas de Weitz para Crepúsculo e sua abordagem de direção:

Expectativas quanto aos efeitos especiais: em relação a seu outro filme, ‘A Bússola de Ouro’, Weitz disse: “Tem sido um processo mais fácil. Deixe-me pensar em como posso colocar isso. Achei que os empresários da Summit não interferiram de forma negativa no processo criativo e temos uma compreensão muito maior do que está nos livros do que a “A Line” teve na compreensão de “A Bússola de Ouro”. Então, acho que a parceria entre um estúdio que entende a essência e a importância dos livros, com pessoal que leu o livro e o aprecia não somente como uma fonte de lucro possível faz uma diferença enorme”.

Havia muitas peças em Crepúsculo que foram uma homenagem à capa de Stephenie, há planos para colocar tudo isso no filme?
“Bom eu sei que Stephenie não gostou da tulipa na capa. Portanto, não vamos nos envolver nisso. Deixe-me ver, eu não sei se há algum truque cameos, mas cada vez que faço um filme quero que realmente tenham uns 20 ou 30 momentos que prendam sua atenção e o façam parar e assistir atentamente o que está acontecendo, o mesmo vale para os DVDs…seja o que for como pedaços de antecipação, uma espécie de como ver o futuro em algumas cenas, ou somente pequenos momentos que passaram desapercebidos por todos, ou detalhes de arquitetura, coisas assim. Eu adoro fazer esse tipo de coisas.”

Transformação de Lautner: esta tomada em si só é suficiente para me convencer de que nós estaremos vendo a um filme diferente e melhor.

Sobre Robert Pattinson e Taylor Lautner: “existem dois galãs nesse filme. Partimos do ponto que Edward estava longe. Os leitores desse livro sabem disso. A história é sobre a perda e o sofrimento, ele está presente como ausência. Bella está sempre pensando nele e é afetada por ele. Seu retorno no filme ocorre de forma poderosa e foi muito melhor do que termos cenas recheadas com sua presença. E o meio do filme sustentado pelo desempenho surpreendente de Kristen Stewart e por Taylor fazendo um excelente trabalho como seu melhor amigo. Há pessoas que ficariam satisfeitas com duas horas vendo Robert Pattinson em pé na tela, e eu simpatizo com eles. Mas acho que eles vão adorar tê-lo de volta depois de alguns momentos como um personagem secundário.”

Cenas mais dinâmicas de Lua Nova: “estou animado com as cenas de Kristen e Taylor. Estou animado com o confronto final com Taylor, Kristen e Rob, porque acho que a química entre eles é simplesmente fantástica. Seus relacionamentos são absolutamente fantásticos. Eles funcionam da maneira prevista. De forma que você possa entender exatamente o que foi suposto. Você vai entender perfeitamente o que Bella está passando, acho que seria melhor dizer o que ela está resolvendo, qual sua opção entre os triângulo amoroso. Isso fica realmente evidente. Isso é muito bom. Filmamos um monte de coisas. Nós ainda não vimos nada sobre o material dos Volturi, mas acredito que esteja totalmente extraordinário. Eu vi tudo tomando forma e pra mim está espetacular.”

TMF- Acredito que uma das questões mais intrigantes aos fãs é: Pode Weitz manter o nível de igualdade entre Taylor Lautner e Robert Pattinson?

Lua Nova apresenta o florescimento da relação entre Bella e Jacob. Obviamente, o personagem de Lautner teve que ganhar um impulso extra, não só para apresentá-lo ao público de maneira mais profunda, mas para trazer para fora o óbvio – isso agora é um triângulo amoroso e Jacob Black é o jogador final para a rivalidade.

Se Edward Cullen é tão perfeito e os fãs adoram adorá-lo, como Jacob Black pode competir?

Dar a ele o tipo da introdução que ele merece e permitir que seu personagem se desenvolva plenamente, determinando o tipo de química que existe entre Stewart e Lautner, explorando-a e criando faíscas!

Observou a co-estrela Jackson Rathbone: “Taylor Lautner realmente se destaca nesse filme, e acho que as pessoas vão ficar abismadas com seu desempenho. Existem grandes momentos onde Jacob tenta conquistar Bella e é bonito de se ver, está tudo em seus olhos.”

Relativas ao universo Crepúsculo:

Relacionamento com os fãs de Crepúsculo: “eu não tenho nenhuma relação direta com os fãs, eu estava muito ocupado fazendo o filme. Mas eu meio que sinto como se cada trecho de filmagem fosse extremamente importante, aí saio falando com alguns fãs sobre o que aconteceu. Eu só abordei os fãs diretamente duas vezes: no começo quando disse ‘Não se preocupe, vou cuidar desse livro’, e depois para abordar um rumor louco de que todos os Volturi estavam em sua cena introdutória. Mas eu escutei o que eles tinham a dizer pela Internet. Eu não fiz isso enquanto estávamos filmando porque eu não queria ficar balançado de forma alguma. Mas agora que o filme já está completo, eu fico verificando em vários sites para saber o que eles gostaram ou não.”

Foi intimidante lidar com fãs tão intensos?
“Minha responsabilidade é com o leitor, e minha responsabilidade não é internet, não importa o que vocês estão fazendo, estou abordando as mesmas pessoas que você, mas não quero ser pego em qualquer controvérsia. Quando eu fiz ‘A Bússola de Ouro’ houve uma votação em um site a respeito de quem eles gostariam de ter como diretor, e sinceramente eu não quero estar novamente nesta situação.”

Ele poderia atrair o segmento hostil do publico freqüentador de cinemas para Lua Nova?

Esta provavelmente é a questão mais difícil de responder. Eu ainda não estou convencido de que este segmento se sentirá atraído a assistir ‘Lua Nova’. No entanto, de todas as indicações, tudo vai a favor da continuação da Saga. Acredito que o grandioso número de fã sites de Crepúsculo mostra sua crescente popularidade, sendo que ao invés de estagnar ela vem crescendo em um ritmo alucinante.

Sobre o diretor de Amanhecer: nenhuma oferta oficial foi feita. Os fãs foram entusiasmados com a filmagem e espero para ver o qual será o veredicto do estúdio. Teremos que ver como as pessoas se sentem em relação ao filme e tudo mais antes de anunciar qualquer coisa. David Slade está fazendo um excelente trabalho em Eclipse, e pelo que vem por aí, acredito que ele será o querido do momento.

Algumas previsões destemidas:
1. Lua Nova irá superar a bilheteria de Crepúsculo?
Sim definitivamente. Acho que será o melhor filme entre as estréias.Também penso que será mais ‘aclamado’ que Crepúsculo.

2. Taylor Lautner pode se tornar o próximo Robert Pattinson em termos de popularidade e apelo?
Talvez. Ainda não estou convencido de que ele possa rivalizar com Pattinson, mas ele obviamente deu seu melhor para interpretar Jacob Black. Quanto aos recursos, eu não o acho misterioso e carismático o bastante, mas as fãs podem ter uma perspectiva bem diferente.

3. Ele pode obter o tipo de fã que segue Kristen e Robert?
Eu acredito que ele já está convertendo alguns fãs, acredito que ele passe Stewart, mas vai ser muito difícil rivalizar com Pattinson.

Fonte: Twilight Team
Quem posta: Bruna

Deixe uma resposta

